Nossa história

quadrado.png

A nossa história começou com um sonho!

Ainda em 2017, um grupo de ex-bolsistas brasileiros do Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina, da Fundação Botín se juntou para formar uma rede que lutasse pela solidificação da Função Pública no Brasil.

 

Os anos que seguiram foram bastante árduos para conseguir reunir os dados de todos os alumni e engajá-los em um projeto de rede que fosse plural e democrático.

Nossas conquistas vêm sendo construídas pouco a pouco.

 

Primeiro, veio nosso nome vocare, que no latim quer dizer vocação. Expressa a força que nos move a ir além:
a vocação de servir ao público.  

 

Depois, veio nossa logo, que é a abstração de um ipê, uma planta brasileira presente nas 05 regiões do Brasil, em uma analogia à dispersão territorial de nossa rede de talentos.

 

Durante os dois encontros presenciais, em que discutimos com pesquisadores, jornalistas e profissionais públicos de alto nível sobre os principais temas em pauta do país, nos reunimos em grupo para definir nosso planejamento estratégico. Feito isso, elegemos uma comissão eleitoral, que conduziu o processo de eleição para a primeira Diretoria Executiva e o Conselho Fiscal, no ano de 2019.

 

Hoje, temos uma diretoria composta por 08 membros ativos e um conselho fiscal, composto por 04 conselheiros.

 

Juntos, sonhamos dia e noite em projetos e estratégias para fortalecer a esfera pública no Brasil mediante articulação e formação de pessoas com vocação de serviço! Nosso objetivo é ser uma rede engajada e independente de alcance nacional e atingir uma esfera pública brasileira fortalecida, através da atuação de pessoas comprometidas com a transformação social.  

I ENCONTRO

Em 2017, um grupo de egressos do Programa para o Fortalecimento da Função Pública organizou em São Paulo o primeiro encontro de ex-bolsistas brasileiros do programa, com o intuito de criar e estruturar uma rede. Foram três dias de atividades: uma mesa redonda com atores sociais importantes do espaço público em São Paulo, uma jornada de estruturação e planejamento de Rede, finalizando com uma manhã de visita a uma organização que acolhe migrantes que chegam à cidade.  Nascia ali o sentimento de rede e o desejo de transformar nossos laços em um espaço de construção de oportunidades. 

II ENCONTRO

Nosso segundo encontro aconteceu no dia 01 de dezembro de 2018, no Rio de Janeiro, e teve como objetivo gerar discussões e encaminhamentos relevantes para o futuro da rede.  Foi um espaço incrível de troca de conhecimento e experiência que tornou possível fazer nosso sonho aterrizar e, agora com os pés no chão, traçar o planejamento estratégico da Rede Vocare. Dele saíram nossa missão, visão, valores e ideias para um portfólio de projetos.

O que seguiu? Uma comissão eleitoral ajudou a eleger a primeira diretoria executiva que quer agora consolidar os projetos em forma de ações que gerem impacto social!

ENCONTRO 10º ANIVERSARIO PFFPAL

A Rede Vocare teve a oportunidade de se encontrar durante o 10º Aniversario do Programa para o Fortalecimento da Função Pública na América Latina em 2019, na cidade de Cartagena de Índias, na Colômbia.

Os brasileiros compareceram em grande número, sendo a maior reunião de membros da nossa rede nos últimos três anos. 

Foi uma ótima oportunidade para estreitar nossos laços como rede e consolidar nosso trabalho até o momento.

Também tivemos a oportunidade de concorrer, como rede, no El Desafío - um concurso de projetos promovido pela Fundação Botín. Com 29% dos votos dos ex-bolsistas presentes, o FACT. nosso projeto, ganhou como prêmio um capital semente para ser desenvolvido.

vocare horizontal logo .png

Acesse abaixo e conheça mais sobre...